sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

100 anos

Sempre gostei de História. Era uma das minhas disciplinas favoritas e cheguei mesmo a ponderar a candidatar-me a um curso ligado a História. Não sei quanto a vocês, mas algo que me fez alguma confusão durante a minha passagem pelo ensino secundário, foi a maneira leviana com que foram tratados os Séc. XVIII, XIX e XX na disciplina de História. Foi tudo dado muito a correr e alguns factos chegaram mesmo a ficar para segundo plano. Factos esses que considero serem importantes para percebermos melhor o presente deste país...

São lacunas que tento, sempre que tenho tempo, colmatar de modo a conhecer melhor a génese deste país à beira-mar plantado.

Faz hoje 100 anos que se escreveu uma das mais negras páginas da História de Portugal. É preciso acima de tudo relembrar o que se passou e eu aproveitei para colmatar algumas lacunas.

P.S. – Obrigado Phantom por me teres lembrado da existência deste site.

10 comentários:

Célia disse...

Curiosamente, ainda ontem estive nesse site a dar uma vista de olhos. Tem informações muito interessantes.
Quanto ao facto de a história recente ser dada a correr nas escolas... Acho mal!! Mais, na minha altura (pelo menos no sencundário), falávamos principalmente na história internacional e no final dávamos um pulinho a Portugal para ver o que se passava por cá na altura, mas era tudo muito ao de leve! Como é que os jovens hão-de saber alguma coisa sobre a história do nosso país...

Daniel Santos disse...

É, tal como falámos ontem, há coisas que foram muito mal explicadas aos portugueses. Eu sou cada vez mais "apoiante" da monarquia e este dia de há 100 anos deixa-me de certo modo triste. É um facto da história que nunca deveria ter aontecido.

SGL disse...

Exacto Canochinha, foi isso também que se passou comigo. Nas aulas de História pouco se falou na realidade portuguesa neste período tão importante. As razões pelas quais isso acontece? Não sei...se calhar não convém! A imagem com que fiquei das aulas de História é que a Monarquia nesse período entrou em decadência, quando na realidade não foi bem assim!! Foram feitos muitos esforços no sentido de aproximar o país à realidade europeia e quando se deu o assassinato, estava já implementada a Monarquia Constituicional. Foi pena realmente que não tivessem dado tempo para que este sistema amadurecesse!!

SGL disse...

Phantom, realmente a realidade "oficial" se calhar não corresponde à realidade dos factos.

Eu já era apoiante da Monarquia Constituicional e à medida que vou conhecendo os factos que levaram à implementação da República, vou cada vez mais fortalecendo essa convicção.

Paulete disse...

No caso do século XX até concordo, mas por favor, já sabia de cor a revolução industrial, os caminhos-de-ferro, iluminismo, etc.

Quanto à monarquia, deixem-na lá sossegada, a juntar a uma República doente, só faltava outro sistema moribundo.

SGL disse...

Paulete quando falo da história dos séculos em questão referia-me mais concretamente à história de Portugal...

Já agora, Monarquia é um sistema moribundo? Então porquê?

Paulete disse...

Ah ok, culpa minha que não percebi que falavas apenas de Portugal.

Quanto à monarquia, não posso concordar que um sistema que se baseia na hereditariedade (palavra difícil esta:) seja o vigente.

SGL disse...

OK, acredito que para muitos republicanos seja difícil aceitar esse factor "hereditariedade".

Mas para mim a república não passa de uma monarquia dissimulada. Um dos argumentos que alguns republicanos utilizam para defender o seu sistema é que há a possibilidade escolhermos livremente o presidente. Mas como sabemos bem, isso trata-se de demagogia pura, já que um vulgar cidadão não consegue levar a bom porto a sua candidatura a não ser que tenha uma estrutura partidária a apoiá-lo. E depois nas eleições escolhemos entre os candidatos...que foram escolhidos pelos partidos (escolha condicionada).

Já para não falar no facto de que desde 1976 que os presidentes são sempre re-eleitos. Desconfio até que se a constituição assim o permitisse que continuariam a ser re-eleitos durante mais mandatos...

Paulete disse...

Sabes que isto seria tema para falarmos durante horas intermináveis:)

SGL disse...

Exactamente! ;-) Dava para uma alegre e saudável tertúlia!