domingo, 17 de fevereiro de 2008

Sweeney Todd

Não sou grande fã de musicais, mas o Tim Burton consegue sempre levar-me às salas de cinema qualquer que seja o estilo do filme. E à semelhança de outros musicais conduzidos pelo Sr. Burton, Sweeney Todd é muito bom. O realizador desta vez não convocou o seu parceiro habitual Danny Elfman, porque este filme foi basicamente uma adaptação de um musical do Sr. Stephen Sondheim e como seria óbvio ele esteve encarregue da banda sonora. E que grande banda sonora! As músicas estão excelentes e mesmo as interpretações dos actores estiveram à altura (valeu a pena as aulas de canto para os 2 actores principais). Destaco no entanto as interpretações vocais do jovem Ed Sanders (Toby) e Jayne Wisener (Johanna).

Quanto à história, ela não é propriamente original (um homem a quem lhe tiraram tudo e procura vingança…) mas tem alguns contornos interessantes (sanguinários ou macabros dirão alguns). Gostei particularmente da tentativa de aproximação amorosa por parte da Ms. Lovett ao Sweeney Todd sendo que este último não parecia muito interessado em corresponder. E o final, trágico como toda a história, rematou com excelência o filme.

Para além de tudo isto junta-se a maneira muito peculiar de filmar este tipo de histórias do Sr. Burton. As primeiras imagens que vemos de Londres, não são de uma cidade sombria…são de uma cidade negra, bem ao estilo Burtoniano. Com certeza que há muita gente a criticar o excesso de sangue, o que não é descabido já que fica a sensação que algumas vítimas derramaram mais sangue do que o humanamente possível, mas tinha de ser assim já que o filme é mesmo isso. Um barbeiro terrível que procura vingança…e encontrou-a.

Eu sou suspeito, já que o Tim Burton é o meu realizador preferido, Johnny Depp e Helena Bonham Carter (esposa do realizador) são dois dos meus actores favoritos, mas gostei muito do filme e merece 4 estrelas e meia!

P.S. – Sascha Baron Cohen com o seu estilo inconfundível deu um toque especial ao filme e o Sr. Alan Rickman é outro excelente actor.

P.S. 2 – Tive uma leve sensação de dejá vu, quando Sweeney Todd entra pela primeira vez no estabelecimento da Ms. Lovett e ela decide fazer exterminação de baratas utilizando métodos poucos ortodoxos…

4 comentários:

Paulete disse...

Adoro o Johny Depp (eu e o mulherio quase todo, mas ok:), o Burton antes não me fascinava, mas tenho visto as últimas criações dele e acabo sempre por gostar.

Mas que ele vive num mundo à parte, isso é certo... Ainda não vi o Sweeney Todd, mas está na minha lista.

SGL disse...

O Tim Burton tem um jeito muito especial de "contar" fábulas. Desde o "Eduardo Mãos de Tesoura" à "Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça", passando pelo "Big Fish" ele consegue sempre surpreender...

Já o Johnyy Depp é um excelente actor (as outras qualidades deixo para as senhoras apreciarem)! Mas não creio que vá ser desta vez que vai levar o Óscar para casa...a Academia ainda não está preparada para lhe atribuir o prémio. Digo eu...

Paulete disse...

Infelizmente partilho da tua opinião, mas depois de nos Grammys não ter sido tudo entregue a malta de rap e hip hop, pode ser que hajam surpresas...

SGL disse...

Sim, pode ser que o embalo dos Grammys tenha alguma influência, no entanto acho que a Academia é algo "antiquada" e parece-me que vai atribuir os prémios aos desempenhos mais "clássicos"!