terça-feira, 22 de julho de 2008

Celebração de paz?

Foi em 1988, aquando da realização da Olimpíada de Verão em Seul, que cimentei o meu interesse pelos Jogos Olímpicos. A partir dessa data, de 4 em 4 anos, que tenho acompanhado com todo o interesse todas as olimpíadas. Barcelona, Atlanta, Sidney e Atenas mereceram todos a minha atenção.

Quando em 13 de Julho de 2001, o COI anunciou a escolha da cidade e país para organizar os Jogos Olímpicos de 2008, a minha reacção imediata foi de perplexidade. Como era possível que o COI tivesse “premiado” um país que desrespeita constantemente os direitos humanos com a organização de uma prova que tem como mote a paz e a celebração desportiva? Tendo em conta que várias pessoas consideraram as candidaturas de Toronto e Paris tecnicamente superiores, mais estranha se tornou a decisão de premiar a China. Dirão com certeza que foi uma tentativa de influenciar as politicas de Pequim de forma a que evoluíssem para um conjuntura mais consonante com as políticas ocidentais.

Mas pelo que se tem observado nos últimos 7 anos, as mudanças no regime chinês têm sido basicamente apenas na economia, porque o desrespeito pelos direitos humanos, atitudes repressivas, censura, entre outros continuaram…

Recentemente, algumas nações chegaram ameaçar tomar uma posição que eu aplaudia em pé, mas pelos vistos não passaram de ameaças e não vai haver nenhum boicote real aos Jogos Olímpicos de Pequim. Pelos menos a nível oficial, porque acredito que tal como eu, vai haver muita gente a boicotar estes Jogos Olímpicos.

Pela primeira vez em 20 anos não vou assistir nem sequer acompanhar qualquer evento das Olimpíadas. Pode não ter significado real nenhum, mas não pretendo ser conivente e fechar os olhos a tantas situações que me revoltam e assistir aos eventos desportivos como se nada fosse…

O seguinte vídeo ilustra mais uma das razões que me levam a este boicote. Atenção que não é recomendável a pessoas sensíveis.

Sem comentários: