segunda-feira, 30 de junho de 2008

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Roadtrip to Catalunya - Lloret

Após uma noite de descanso para retemperar forças, rumámos a Lloret del Mar. Como não tínhamos muita pressa, decidimos ir pelo caminho à beira-mar para apreciar a paisagem. E numa espécie de Av. Marginal, lá seguimos viagem, apontando as semelhanças com a zona ribeirinha de Lisboa, Oeiras e Estoril.

Chegados a Lloret e após as voltinhas da praxe à procura do hotel deparámo-nos com uma surpresa: um espanhol (neste caso espanhola) que sabe falar inglês correcto e com pouco sotaque. Sim, porque eu até “arranho” um pouco de castelhano, mas a minha companheira não está com meias medidas e corre tudo a inglês!!

Terminado o check-in e desfeitas as malas lá fomos nós conhecer essa bela localidade que é Lloret del Mar.

Para além de ser uma típica localidade veraneante, percebe-se bem que ao longo dos tempos foi sendo transformada para receber hordas de turistas. Na avenida principal essa transformação é deveras evidente. Hotéis, discotecas, casinos, cafés, restaurantes fast-food, pub´s, lojas de recordações…enfim, tudo o necessário para os turistas derreterem o orçamento de férias.

Porém, lá pelo meio da localidade fomos encontrando alguns pontos de interesse mais ao nosso gosto. Um exemplo disso é esta igreja um pouco fora do comum.

A recuperação que fizeram ao estilo modernista dá sem dúvida um toque diferente do que estamos habituados a ver neste tipo de edifícios.

Fomos também ao Museu do Mar, onde gastámos 8 euros mal gastos…não é que fosse mau, mas pelo preço que foi, acabou por ser banhada! O mais engraçado foi mesmo a colecção de modelos de navios antigos.

Ora como tínhamos escolhido uma zona veraneante para passar uns dias, planeámos passar as manhãs (ou tardes) na praia, basicamente de papo para o ar, a fazer nenhum…mas praticamente só esteve bom tempo (sol e calor) nos primeiros 3 dias. No final do terceiro dia o céu começou a ficar cada vez mais nublado e a levantar-se um vento desagradável até que começou mesmo a chover. Ou seja, os restantes dias não deu para fazer praia decentemente, pelo que nos ficámos pelo descanso no hotel intercalado com passeios pedonais.

No penúltimo dia em que estivemos em Lloret aproveitámos para fazer uma excursão marítima num daqueles barcos com o fundo de vidro para observar a fauna marítima…

Se as fotos do fundo do mar não ficaram lá grande coisa, a paisagem da costa compensou.

Seis dias durante as férias passam rápido demais e lá tivémos de rumar a Barcelona para os últimos dias em terras catalãs.



P.S. - Post n.º 100!!

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Tira de Segunda

Venha a 5ª temporada

É oficial. A série Lost é actualmente uma das minhas séries favoritas e grande candidata a ser uma favorita de todos os tempos.

Quanto à 4ª temporada, não sei se foi fruto da greve dos guionistas e consequente condensação do número de episódios, mas pareceu-me ainda mais confusa que as anteriores e por vezes complicada de seguir. Isto porque a certa altura são tantos os “flash-fowards” misturados com “flash-backs” e acção “presente” que é fácil para o espectador ficar perdido. No entanto a acção desenrola-se, algumas arestas começaram a ser limadas, confirmações foram apresentadas e novos mistérios foram dados a conhecer.

E se no final da 3ª temporada vê-se o Jack a conduzir a sua carrinha ao som dos Nirvana (Scentless Apprentice), no final da 4ª temporada o Jack conduz a dita carrinha ao som de Pixies (Gouge Away). Não gosto particularmente da personagem de Jack, mas que lhe atribuíram um excelente gosto musical, lá isso é verdade!!

E já agora, no final da 3ª temporada, o primeiro nome que avancei para o corpo que jazia no caixão que o Jack visitou…confirmou-se. Realmente os primeiros palpites são os melhores.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Roadtrip to Catalunya - A viagem de Ida

Quando a SIRODS ganhou uns vouchers de descontos para utilizar em alguns hotéis por essa Europa fora, o maior “problema” que se colocou foi mesmo a escolha do destino. Ponderámos várias hipóteses e se dependesse só da vontade, teríamos ido a vários sítios…mas como há sempre aquele factor muito importante que é o orçamento para férias, acabámos por escolher a Catalunha. Juntávamos assim o útil ao agradável e aproveitávamos para visitar uns amigos que por lá moram.

Escolhido o destino, feitas as reservas e tudo combinado, faltava só calcular e definir o percurso. Decidimos ir de automóvel, já que não compensava a viagem de avião (mesmo em low cost). Quando olhei para os cerca de 1200 Km. de distância e tempo estimado de viagem (mais de 12 horas) percebi que tínhamos pela frente uma longa jornada… Por isso mesmo, às 7h30m do “dia do trabalhador” estávamos a arrancar em direcção a Barcelona.

A primeira parte da viagem correu normalmente e em pouco tempo chegámos à fronteira onde em apenas alguns metros “perdemos” 1 hora de viagem (que mania têm estes espanhóis de serem diferentes…até no fuso horário!!). Perto de Badajoz, a preocupação principal foi em abastecer o carro (o gásoile estava mesmo à conta para chegar à fronteira).

Escusado será dizer que as diferenças (se bem que existem algumas semelhanças) entre os 2 países se notam logo ao passar da fronteira, mas no que concerne ao dinheiro gasto para “alimentar” o carro a diferença é bem vincada!!

Seguimos então em direcção a Madrid, sempre pela Autovía de Extremadura, que é como um IC só que com uma qualidade de pavimento (em grande parte do percurso) superior a algumas AE´s cá do sítio (pagas a peso de ouro, por sinal).

A cercar de 70, 80 Km. de Madrid começámos a ver muito trânsito em sentido contrário e pensámos logo que estávamos com sorte em ir contra o tráfego intenso…mas essa “sorte” foi logo contrariada. Isto porque as Autoridades decidiram “roubar” a faixa esquerda da nossa via para escoar o pessoal que abandonava a capital.

Mais uma vez os espanhóis gostam de ser diferentes e em vez de saírem no dia antes do feriado como se faz por cá, não! Ou seja, os restantes 70 Km. até Madrid foram praticamente percorridos em apenas uma faixa e ainda por cima apanhámos um camião à nossa frente a empatar durante um bom bocado...

Após uma curta pausa para almoço (as belas das sandochas) entrámos na zona urbana de Madrid, onde acabámos por perder mais 1 hora. Isto porque aqui o “je” esqueceu-se de sair na saída correcta e tivemos de andar às voltas na zona do aeroporto para voltar atrás.

Depois de encontrado o caminho correcto, a viagem até Saragoça foi tranquila. Pelo meio passámos por este parque eólico.

Na fotografia não dá para ter a noção real , mas suspeito que só neste parque à entrada de Saragoça existem mais aerogeradores do que em Portugal inteiro!!

Em Saragoça, mais uns 40 minutos perdidos graças às obras para a Expo 2008 (sim, não é só em Portugal que as obras são acabadas mesmo em cima do joelho).

Por esta altura o cansaço começava a ganhar preponderância…o que vale é que na ponta final da viagem apanhámos a Auto-Pista (as AE´s de lá) e sempre deu para recuperar um pouco do tempo perdido.

Cerca de meio-dia depois da partida, chegávamos por fim a Sant Cugat (arredores de Barcelona) onde o nosso amigo nos esperava. Jantar, definhar um bocado enquanto ouvíamos indicações e conselhos preciosos para a estadia e…dormir!!

Ausência de postadelas

Nos últimos tempos, infelizmente tenho andado com pouco tempo e paciência para dar a devida atenção aqui ao estaminé. Mas espero em breve postar aqui algumas coisitas sobre a nossa incursão por terras catalãs (com um mês de atraso, mas enfim).

segunda-feira, 9 de junho de 2008

terça-feira, 3 de junho de 2008

Cinzas

É que nem as cinzas do homem deixam em paz!!

Roubaram as cinzas de Kurt Cobain

segunda-feira, 2 de junho de 2008