quinta-feira, 12 de junho de 2008

Roadtrip to Catalunya - A viagem de Ida

Quando a SIRODS ganhou uns vouchers de descontos para utilizar em alguns hotéis por essa Europa fora, o maior “problema” que se colocou foi mesmo a escolha do destino. Ponderámos várias hipóteses e se dependesse só da vontade, teríamos ido a vários sítios…mas como há sempre aquele factor muito importante que é o orçamento para férias, acabámos por escolher a Catalunha. Juntávamos assim o útil ao agradável e aproveitávamos para visitar uns amigos que por lá moram.

Escolhido o destino, feitas as reservas e tudo combinado, faltava só calcular e definir o percurso. Decidimos ir de automóvel, já que não compensava a viagem de avião (mesmo em low cost). Quando olhei para os cerca de 1200 Km. de distância e tempo estimado de viagem (mais de 12 horas) percebi que tínhamos pela frente uma longa jornada… Por isso mesmo, às 7h30m do “dia do trabalhador” estávamos a arrancar em direcção a Barcelona.

A primeira parte da viagem correu normalmente e em pouco tempo chegámos à fronteira onde em apenas alguns metros “perdemos” 1 hora de viagem (que mania têm estes espanhóis de serem diferentes…até no fuso horário!!). Perto de Badajoz, a preocupação principal foi em abastecer o carro (o gásoile estava mesmo à conta para chegar à fronteira).

Escusado será dizer que as diferenças (se bem que existem algumas semelhanças) entre os 2 países se notam logo ao passar da fronteira, mas no que concerne ao dinheiro gasto para “alimentar” o carro a diferença é bem vincada!!

Seguimos então em direcção a Madrid, sempre pela Autovía de Extremadura, que é como um IC só que com uma qualidade de pavimento (em grande parte do percurso) superior a algumas AE´s cá do sítio (pagas a peso de ouro, por sinal).

A cercar de 70, 80 Km. de Madrid começámos a ver muito trânsito em sentido contrário e pensámos logo que estávamos com sorte em ir contra o tráfego intenso…mas essa “sorte” foi logo contrariada. Isto porque as Autoridades decidiram “roubar” a faixa esquerda da nossa via para escoar o pessoal que abandonava a capital.

Mais uma vez os espanhóis gostam de ser diferentes e em vez de saírem no dia antes do feriado como se faz por cá, não! Ou seja, os restantes 70 Km. até Madrid foram praticamente percorridos em apenas uma faixa e ainda por cima apanhámos um camião à nossa frente a empatar durante um bom bocado...

Após uma curta pausa para almoço (as belas das sandochas) entrámos na zona urbana de Madrid, onde acabámos por perder mais 1 hora. Isto porque aqui o “je” esqueceu-se de sair na saída correcta e tivemos de andar às voltas na zona do aeroporto para voltar atrás.

Depois de encontrado o caminho correcto, a viagem até Saragoça foi tranquila. Pelo meio passámos por este parque eólico.

Na fotografia não dá para ter a noção real , mas suspeito que só neste parque à entrada de Saragoça existem mais aerogeradores do que em Portugal inteiro!!

Em Saragoça, mais uns 40 minutos perdidos graças às obras para a Expo 2008 (sim, não é só em Portugal que as obras são acabadas mesmo em cima do joelho).

Por esta altura o cansaço começava a ganhar preponderância…o que vale é que na ponta final da viagem apanhámos a Auto-Pista (as AE´s de lá) e sempre deu para recuperar um pouco do tempo perdido.

Cerca de meio-dia depois da partida, chegávamos por fim a Sant Cugat (arredores de Barcelona) onde o nosso amigo nos esperava. Jantar, definhar um bocado enquanto ouvíamos indicações e conselhos preciosos para a estadia e…dormir!!