segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

White House dog

Cão de Água português pode ser o melhor amigo das filhas de Obama


O facto mais importante e relevante desta notícia, que eu retenho, é que o próximo presidente dos EUA, tomou uma excelente decisão de começar a procurar nos refúgios pelo próximo inquilino canino da Casa Branca. Nobre e louvável atitude esta de adoptar um cão que tenha sofrido na pele o trauma do abandono.

Hoje de manhã...

...15 minutos à espera que o carro descongelasse.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Cães e o Natal

No outro dia deparei-me com um artigo no Arca de Noé, que quanto a mim está excelente! Parabéns ao autor pela hilariante descrição que fez sobre o Natal visto pela perspectiva dos cães. Ora o texto reza assim:

12 Regras do Natal para o Cão (feitas por cães)

1 – Nesta altura do Natal, o teu dono vai estar particularmente ocupado e em stress. Tenta por isso dar-lhe mais atenção, saltando-lhe para as pernas e ladrando bem alto palavras de conforto.

2 – Tu és o animal preferido do teu dono. Por isso se ele chegar com muitos e grandes sacos de Natal, podes assumir que são para ti.

3 – Para distinguires as tuas prendas das outras pessoas, observa o papel: as prendas dos cães vêm sempre embrulhadas em papel com pegadas. Se vires prendas com outros embrulhos, apressa-te a marcá-las com a tua pata. Se o teu dono disser “Para já com isso” é porque foste apanhado. Memoriza bem em que prenda estavas e volta mais tarde.

4 – Sê tolerante com os humanos quando te põem uma decoração de Natal. Espera pelo menos 5 segundos antes de destruir as hastes de rena. Mas não te esqueças, mostra que tu e muito em particular, os teus dentes, aceitam a prenda com felicidade e por isso rói-a freneticamente enquanto eles estiverem a olhar.


5 – O Natal é uma época especialmente dedicada aos cães. Por isso irás receber a tua própria casa-de-banho natural dentro de casa: uma árvore enorme na qual podes urinar sempre que for necessário. Esta árvore é tão indicada para nós que até podemos praticar desporto: faz pontaria às bolas cintilantes com a cauda para as tentar mandar o mais longe possível. Não te preocupes se partirem, os humanos têm sempre algumas de reserva para essa eventualidade e repõem-nas quando há estragos.


6 – Prova que o gato não é o animal mais limpo de casa. Neste ponto a casa-de-banho natural é também muito importante. Usa os ramos da árvore para lavar os dentes e a água do prato do pinheiro para bochechar. Faz isto de preferência na presença de visitas para mostrares como és limpinho.


7 – Depois de cuidares da tua higiene pessoal, é altura de te pores bonito. Enrola-te no fio das lâmpadas que piscam da tua casa-de-banho natural. Corre pela casa até encontrares um espelho e ladra ao teus donos para eles virem ver como estás bonito.


8 – Como bom anfitrião, recebe os convidados com especial entusiasmo. Dá-lhes muitas lambidelas e um abraço forte com as patas dianteiras. Como eles parecem ter um carinho especial pelos mais pequenos, concentra as tuas lambidelas neles.


9 – A refeição de Natal é o ponto alto da noite. Ensaia a tua expressão mais terna e vai desfilando pelas visitas à mesa. Esperam-te grandes petiscos! Se o teu dono reclamar, é porque está com ciúmes. Vai ter com ele e faz o mesmo.


10 – Depois do jantar toda a gente se senta confortavelmente a conversar. Corre para o teu lugar no sofá. Se o teu dono disser: “Sai já daí” é porque conseguiste o melhor lugar. Baixa a cabeça e olha para cima mantendo a expressão que ensaiaste para a consoada.


11 – Em nenhuma circunstância deves deixar entrar em casa o indivíduo suspeito com um grande saco e vestido de branco e vermelho. Faz tudo ao teu alcance para o impedir. Os pontos fracos dele são a barba falsa e a barriga. Se o conseguires, os despojos de guerra (que ele tráz no saco) são teus.


12 – Ao fim da noite, os humanos praticam um ritual de rasgar papel. Junta-te a eles, abocanhando tudo o que conseguires. Não te esqueças que eles gostam muito de rasgar papel, por isso terás de te esforçar se queres participar.


Assinado,


O cão.


Devo dizer que lá por casa, algumas destas “regras” foram escrupulosamente seguidas pelos nossos amigos caninos e também pelos felinos…nomeadamente os pontos 1, 2, 4, 9 e 10!